Modelo tem sido bastante utilizado por investidores. Operação é muito comum nos Estados Unidos
Retrofit é uma técnica de revitalização de construções antigas e que sobretudo tem como objetivo modernizar o espaço, corrigir problemas de infraestrutura e torná-lo mais seguro sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos.
Esta é uma técnica que vem ganhando espaço no mercado imobiliário devido à escassez de terrenos em áreas nobres para novas construções.
É como se o profissional responsável fizesse um novo projeto usando os mesmos conceitos, e além disso, aplicando novas soluções, tecnologias e materiais
Criar um projeto do zero é muito desafiador, e é por isso que o retrofit tem aparecido como uma opção interessante.
Além de reduzir custos, o retrofit também ajuda na revitalização dos espaços urbanos, prédios históricos, casas comerciais, prédios de andares, ou seja, é possível retrofitar todos os tipos de imóvel.
Consiste em revitalizar um imóvel antigo, seja para modernizá-lo, recuperá-lo, torná-lo mais seguro ou adaptá-lo a novas funções ou normas. Muitas vezes não é necessário desfazer dos materiais originais do empreendimento, mantendo suas características primárias mas também pode acontecer do retrofit ser total, deixando somente o “esqueleto” do imóvel.
O que difere de uma “simples” Reforma?
Um ponto importante de se destacar nas diferenças entre retrofit e reforma, além da preocupação em se manter a originalidade do imóvel, é o preço. O retrofit é um processo que exige extrema cautela e paciência e por isso, tende a ser mais caro do que apenas reformar o espaço.
Um projeto de Retrofit pode envolver os seguintes procedimentos:
- Demolição controlada: esta etapa tem como objetivo ter um controle mais preciso da demolição. No Retrofit é utilizada quando há necessidade de se preservar uma estrutura;
- Reforço na estrutura: esta etapa é essencial nos projetos de Retrofit, como o próprio nome já diz, busca reforçar a estrutura (normalmente muito antiga) para que o imóvel tenha sustentação e seja seguro para os ocupantes;
- Substituição/modernização: sendo importante para trazer a modernização do imóvel e, principalmente a segurança, nesta etapa é realizada a troca da parte elétrica, hidráulica e todos os revestimentos do imóvel.etc.
Quando o Retrofit se torna necessário?
Uma questão importante para entender a necessidade desta técnica é a mercadológica. Muitos investidores, principalmente do mercado de escritórios corporativos, realizam o retrofit em um imóvel afim de mudar o seu tipo de uso.
“Atualmente é muito comum imóveis como hotéis, por exemplo, passarem pelo processo de retrofit, readequando sua estrutura para se tornar um andar comercial ou salas comerciais. A reforma é toda voltada para adaptar o local à nova função”, destaca Márcia Alves, consultora imobiliária da Sempre Soluções Imobiliárias.
Em geral, alguns pontos devem ser levados em consideração antes de se optar pelo retrofit. O custo e a vida útil do imóvel pesam bastante nessa decisão. Ainda assim, a retrofitagem pode ser um diferencial para o imóvel.
Luciana Abreu, consultora imobiliária da Sempre, destaca: “Em algumas situações, aproveitar o imóvel retrofitado é melhor que começar do zero”.
Além disso, o processo se faz necessário quando é preciso adequar o empreendimento à legislação vigente, adaptando-o à questões de sustentabilidade, acessibilidade, segurança e afins.
Seja qual for a sua demanda, o time da Sempre Soluções Imobiliárias está pronto para lhe ajudar. Temos as melhores soluções. Sempre!
Para maiores informações, entre em contato:
(31) 3291-2860
Fontes: