Após dois anos de pandemia locação de espaços corporativos apresenta forte procura
O mercado de locação de espaços corporativos, como andares corporativos e salas comerciais, está a todo o vapor na Grande BH. Sobretudo na região Centro-Sul, principalmente na Savassi e Vila da Serra.
No último trimestre, a Sempre Soluções Imobiliária, consultoria especializada em comercialização de imóveis de alto padrão para escritórios, observa uma forte retomada das locações e, além disso, um aumento de consultas.
Segundo Márcia Alves, da Sempre Soluções, “nos últimos anos, havia uma grande dúvida sobre a ocupação dos imóveis corporativos. Hoje estamos surpresos e, além disso, otimistas com o novo cenário com a volta do mercado de escritórios”.
Com a redução de casos de Covid-19 e a recuperação da atividade econômica, muitas empresas estão voltando e inclusive, começaram a expandir seus espaços.
Esta recuperação é explicada pela volta presencial ao trabalho e além do mais, com a redução do trabalho híbrido.
Mercado de locação de salas comerciais e o flight to quality
O retorno gradual do trabalho nos escritórios de alto padrão tem revelado uma nova tendência no perfil das locações na Grande BH: a preferência para escritórios de alto padrão.
Numa análise primária, a pandemia provocou a migração do trabalho presencial para o home office e, depois, o fechamento ou diminuição de vagas.
Este movimento afetou de forma considerável o mercado de escritórios no Brasil e, sobretudo, em Belo Horizonte, MG.
Haviam mais ofertas do que procuras e, assim, os valores de locação despencaram.
Por outro lado, esta elevada vacância produziu oportunidades para empresas, que tiveram a oportunidade de mudar sua sede para prédios melhores e ademais, com preços mais competitivos.
“Havia uma grande vacância causada pela crise econômica e pela pandemia, todos os imóveis baixaram de preço, inclusive os de alto luxo e de localização privilegiada”, completa Márcia Alves.
Este tempo parece estar chegando ao fim.
Segundo Luciana Abreu, da Sempre Soluções, “os melhores prédios de escritórios de Belo Horizonte estão com elevada ocupação e, além disso, faltam opções de espaços acima de 500 m2 para locação”.
Preços do alugueis de espaços para escritório devem se recuperar a médio prazo em BH
A retomada das locações dos prédios comerciais de Belo Horizonte, não deve influenciar na recuperação dos preços de locação em curto prazo.
Isso pode ser explicado pela elevada vacância de prédios com estrutura mais antiga.
Ao contrário dos prédios AAA, de Belo Horizonte, que tem forte ocupação e além disso, demanda por espaço.
Por fim, destacamos a região da Savassi, Funcionários e Vila da Serra, como as mais buscadas na Grande BH.