Entenda por que anúncios de imóveis acima do preço ideal afastam interessados
Tiro pela culatra – uma postura comum dos proprietários de imóveis é, sobretudo, colocar os preços de aluguel e venda acima do desejado para ter mais margem de negociação com os potenciais inquilinos e compradores. Essa estratégia, no entanto, acaba afastando potenciais interessados.
Encontrar um imóvel comercial ideal para o seu negócio já é, sobretudo, um desafio por si só. Mas, além disso, quando se depara com preços exorbitantes, fora da realidade do mercado, a situação se torna ainda mais complicada.
Do lado dos lojistas e empreendedores, alugar ou comprar um imóvel acima do valor de mercado representa, sobretudo, um alto investimento inicial, onerando o orçamento e limitando as possibilidades de crescimento.
Isso pode inviabilizar bons negócios, desestimular a abertura de novas empresas e até mesmo levar ao fechamento de portas já existentes.
Assim, para os proprietários que decidem colocar os preços lá em cima, a consequência pode ser uma demora maior em alugar ou vender o imóvel.
Insistir em um valor acima do mercado pode significar longos períodos de inatividade do imóvel, com prejuízos no aluguel e na valorização do bem.
Essa estratégia míope ignora as dinâmicas do mercado e as necessidades dos locadores, criando um ciclo vicioso de desocupação e perda de renda.
Preço certo desde o início
O ideal é ter o preço certo logo de cara, porque as decisões são tomadas rapidamente.
O estudo aponta que uma em cada cinco locações acontece em menos de uma semana e que uma a cada três compras é realizada em até três meses.
O locador e o locatário devem encontrar um ponto de equilíbrio na negociação.
É fundamental analisar fatores como a localização do imóvel, suas características físicas, as condições do mercado e a capacidade de pagamento do locatário