Ressurgimento do setor imobiliário

Ressurgimento do setor imobiliário: uma nova era para edifícios corporativos

Ressurgimento do setor imobiliário: uma nova era para edifícios corporativos

O Brasil enfrentou desafios no mercado de edifícios corporativos em todos os centros urbanos do país. A inércia prolongada do mercado de escritórios causada, sobretudo, pela indefinição das taxas de juros e pela ameaça do trabalho remoto, parece estar chegando ao fim no país.

Esse mercado foi que mais sentiu os efeitos remanescentes da pandemia e do elevado nível de juros.

Vale destacar que a realidade econômica brasileira, marcada pelo atual ciclo de queda de juros, e por uma recuperação econômica ainda em andamento, sugere uma janela de oportunidades para investidores.

Além disso, desenvolvedores imobiliários estão dispostos a adotar uma abordagem inovadora e adaptada ao contexto de cada cidade.

Esse movimento poderia desencadear um ciclo virtuoso de investimentos, melhorias e inovações imobiliárias.

Isso contribui para a dinamização da economia brasileira e para a criação de espaços de escritórios mais adaptados às novas formas de trabalho e às expectativas futuras do setor.

E BH?

Belo Horizonte aprovou um novo Plano Diretor, em julho de 2023, que tem como objetivo principal promover o desenvolvimento urbano da cidade de forma sustentável e integrada.

O plano traz uma série de inovações e mudanças no setor imobiliário que podem ser vistas como oportunidades de investimento e crescimento.

Mas também podem representar desafios e problemas para o setor que terão que se adaptar aos novos padrões e normas de construção.

O novo Plano Diretor trouxe problemas para o setor imobiliário em relação à burocracia e à falta de clareza em alguns pontos do plano.

Alguns desenvolvedores imobiliários já enfrentam dificuldades em obter permissões e autorizações para construir imóveis, o que pode atrasar ou impedir o início de novos projetos comerciais.

Como uma das maiores metrópoles do Brasil, Belo Horizonte começa a sentir a necessidade de voltar a crescer do ponto de vista comercial.

Faltam novos andares, lojas e investimentos específicos para esse nicho. Sendo assim, nós do mercado imobiliário, começamos a pensar o que fazer e como desenvolver o retrofit no nosso mercado imobiliário já existente.

Retrofit

Em relação ao retrofit, o plano diretor de BH incentiva a reutilização de edifícios e espaços urbanos, promovendo a redução de resíduos e o uso eficiente de recursos.

No entanto, isso pode exigir a adaptação de edifícios antigos, o que pode ser um desafio para o setor imobiliário.

Em resumo, o novo plano diretor de BH trouxe desafios, especialmente em relação à adoção de infraestruturas sustentáveis em novas edificações.

Mas, também, à adaptação de edifícios antigos para receber essas infraestruturas.

No entanto, essas mudanças também trazem oportunidades para o setor imobiliário, como a demanda por edifícios e espaços urbanos sustentáveis e eficientes.

Desenvolver as oportunidades do retrofit é um grande desafio e uma grande missão para a Sempre Investimentos!

Participe da discussão

um × quatro =

Compare listings

Comparar